Livro “A reinvenção do corpo" analisa experiências trans

Berenice Bento, mestre e doutora em sociologia pela UnB, defende em "A reinvenção do corpo", obra de 2006, a ideia de que o corpo sempre foi gênero. Apoiando-se na teoria queer, a autora relata histórias de vida de pessoas que mudaram o corpo para não se sentirem como "aberrações" e mostra de que forma transexuais apontam os limites da interpretação contraditória da dicotomia masculino/feminino, natureza/cultura.

"Se o corpo é plástico, manipulável, operável, transformável, o que irá estabilizá-lo na ordem dicotomizada dos gêneros é a sua aparência de gênero. O conhecimento da existência de outras pessoas que compartilham a mesma sensação de não-pertencimento ao gênero atribuído é relatado como um momento de ‘revelação’ e de encontro. Finalmente, conseguem nomear, situar o que sentem; entender que não são os únicos com aqueles conflitos", escreve a autora.

O livro "A reinvenção do corpo" pode ser encontrado na biblioteca do Instituto de Comunicação e Artes da UNA (r. da Bahia, 1.764, Lourdes).

Por Tereza Coelho

0 Responses to “Livro “A reinvenção do corpo" analisa experiências trans”:

Leave a comment