Amanhã, terça-feira, tem início mostra de cinema inédita, que discute diversidade sexual



Com sessões gratuitas e abertas ao público, a 1ª Mostra TODXS DIVERSXS traz a Minas Gerais obras audiovisuais que contribuem para as discussões sobre a pluralidade das experiências LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na contemporaneidade. Exibindo filmes realizados recentemente, no Brasil e no exterior, a mostra tem início amanhã, 30 de outubro (terça-feira), às 19h, no Cine Humberto Mauro / Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com a exibição do premiado "Tomboy" (2011), da cineasta francesa Céline Sciamma. A sessão contará com uma mesa-redonda composta por pesquisadores e estudiosos que discutirão a obra. A mostra tem apoio do projeto UNA-se contra a Homofobia. Veja a programação completa.


Imagem do filme "Tomboy", que abre a mostra TODXS DIVERSXS

 “Nesta primeira edição de TODXS DIVERSXS, a seleção dos filmes privilegia obras que nos ajudam a pensar sobre situações vividas por crianças e adolescentes no percurso de suas descobertas e manifestações relacionadas a gênero e sexualidade. São filmes que falam de dúvidas, conflitos, preconceito, acolhimento, entre outras questões. Privilegiamos filmes que tratam com delicadeza, mas de maneira contundente, dessas questões”, explica Tatiana Alves de Carvalho Costa, uma das curadoras do evento e também diretora da obra “TransHomensTrans”, que será exibida durante a mostra.
Organizada pelo Núcleo de Diretos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (NUH/UFMG), em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, a mostra integra as atividades do projeto de extensão Educação sem Homofobia, do NUH/UFMG, e ocorrerá em três cidades mineiras: Belo Horizonte, Contagem e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. “O intuito é sensibilizar educadores e educadoras para as infinitas possibilidades de ser homem e mulher nas experiências de transexuais, travestis, gays, lésbicas e bissexuais”, afirma o professor de Psicologia da UFMG Marco Aurélio Máximo Prado, coordenador-geral do NUH/UFMG e do projeto Educação sem Homofobia.

Projeto desenvolvido pelo NUH/UFMG, desde 2008, o Educação Sem Homofobia forma professorxs de ensino fundamental e médio para lidarem com questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero. Encontra-se em sua terceria edição, que se iniciou em maio de 2012.


3 Responses to “Amanhã, terça-feira, tem início mostra de cinema inédita, que discute diversidade sexual”:

  1. Anônimo says:

    parabéns!

  2. Unknown says:

    Parabéns pela brilhante iniciativa e pela valorização de sermos plurais. Iguais sim, porque somos todos humanos, diferentes porém, porque cada um tem o seu gênero. Um grande viva a essa diversidade.

  3. Unknown says:

    Parabéns pela brilhante iniciativa e pela valorização de sermos plurais. Iguais sim, porque somos todos humanos, diferentes porém, porque cada um tem o seu gênero. Um grande viva a essa diversidade.

Leave a comment