Professora transexual abre fórum na UNA que discute homofobia nas escolas



A professora Adriana Sales conhece de perto a realidade das educadoras travestis e transexuais nas escolas brasileiras. “É algo novo, desafiador, cheio de conflitos”, esclarece Adriana, que veio exclusivamente de Cuiabá, no Mato Grosso, para abrir o Fórum UNA de Educação, evento que começa hoje, dia 23 de outubro, às 19h, no campus Aimorés.

Promovido pelo Curso de Pedagogia da UNA, o Fórum tem o apoio do projeto “UNA-se contra a homofobia” e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (NUH/UFMG). Este semestre, o tema do Fórum é “Educação sem Homofobia”.

“Nem a escola nem os profissionais da educação estão preparados para lidar com a diversidade sexual, já para o alunado, as questões de sexualidade são mais tranquilas e cotidianas”, compara Adriana, educadora há 17 anos, que já lecionou para estudantes de diversas idades, do primário à pós-graduação.

Integrante da Rede TransEduc, rede de educadoras travestis e transexuais de todo o Brasil, que atualmente conta com mais de 50 membros, Adriana é diretora da Articulação Nacional de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Brasil (Antra) e professora da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Adriana Sales participará da mesa de abertura do Fórum de Educação com o professor de Psicologia da UFMG Marco Aurélio Máximo Prado, coordenador-geral do NUH/UFMG. A mesa, intitulada “Educação e diversidade sexual”, tem início às 20h. A professora abordará questões das diversidades sexuais e de gênero na perspectiva da escola, enfocando as travestilidades. O Fórum UNA de Educação prossegue amanhã, com oficinas temáticas para os estudantes do curso de Pedagogia da UNA.

Por Poliana Ferreira
Foto Roberto Reis

0 Responses to “Professora transexual abre fórum na UNA que discute homofobia nas escolas”:

Leave a comment