Livro de autor argentino discute homofobia e a lógica da intolerância

A partir deste mês de outubro, o blog do Una-se traz indicações de livros que abordam a temática LGBT. A proposta é auxiliar estudantes e professores dos vários cursos do Centro Universitário UNA com referências que contribuam com TIDIRs e TCCs. O primeiro é “Homofobia: história e crítica de um preconceito”, do pesquisador argentino Daniel Borrillo. A biblioteca do Instituto de Comunicação e Artes da UNA (r.  da Bahia, 1.764, Lourdes) conta com um exemplar do livro.

Em sua obra, Borrillo sugere uma reflexão a partir de esclarecimentos do conceito de homofobia, como definir a personalidade homofóbica, quais discursos construíram a supremacia heterossexual e a desvalorização homossexual e como podemos lutar contra essa visão. Como escreve o autor, “o problema da homofobia supera a questão gay, inscrevendo-se na mesma lógica de intolerância que, em diferentes momentos da História, produziu a exclusão tanto dos escravos e dos judeus quanto dos protestantes.”

Com linguagem clara e interessante, e partindo da questão que a homossexualidade é uma simples manifestação do pluralismo sexual, Borrillo pretende, com sua discussão, questionar a hierarquia imposta pela ordem heterossexual.

Por Tereza Coelho

0 Responses to “Livro de autor argentino discute homofobia e a lógica da intolerância”:

Leave a comment