Livro investiga diversidade nos espaços gays da cidade de São Paulo


"A diferença está dentro do mundo gay". Retomando o depoimento de um dos seus entrevistados, a pesquisadora Isadora Lins França, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, faz da frase uma síntese de sua obra "Consumindo lugares, consumindo nos lugares: homossexualidade, consumo e subjetividades na cidade de São Paulo", lançada em 2012.   

No livro, a pesquisadora analisa alguns espaços de sociabilidade de homens gays para investigar as complexas  relações entre práticas de consumo e marcadores sociais como classe, idade, cor, raça e estilos de vida e como essas relações produzem diferentes subjetividades e identidades. Para isso, foca em espaços frequentados pelo público gay de São Paulo, como a famosa boate "The Week", o Boteco do Caê e a  festa Ursosound, dirigida ao público dos "ursos" e seus admiradores (cujo símbolo ilustra esta resenha). A autora procura entender como as pessoas e suas experiências são formadas pelos e nos lugares.


De fato, ao longo da obra, fica evidente que "a diferença está dentro do mundo gay". Uma diferença, como defende a autora na introdução, singular e multifacetada.  O livro "Consumindo lugares, consumindo nos lugares" pode ser encontrado na biblioteca do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una  (r. da Bahia, 1.764, Lourdes).

Por Tereza Coelho